Pular para o conteúdo principal

Profetas da chuva fazem balanço das previsões da quadra chuvosa para 2017

Prever o inverno se valendo apenas da observação dos fenômenos da natureza é uma proeza. Essa tem sido a marca de profetas e profetisas da chuva de Quixadá, distante 170 km de Fortaleza. Em meio à seca que castiga o Ceará já há cinco anos seguidos, eles desafiam a ciência para descobrir se vai ou não chover apenas pelo crescimento de determinada planta até a forma como o vento chega no início da noite. No último sábado (14), alguns dos mais antigos profetas fizeram um balanço de suas previsões e falaram da expectativa do próximo encontro, marcado para acontecer no início do ano que vem.

A reunião foi organizada pela equipe que realiza a nona edição do Encanta Quixadá, evento que se encerrou sábado. Os profetas se reuniram no início da manhã em um café servido a amigos e estudiosos da cultura popular. Empolgados, eles falavam das previsões que já haviam feito em anos anteriores. "Esse pessoal da tecnologia só faz previsão para dizer se vai encher açude. Mas a gente faz previsão para dizer se vai ter pasto, se vai dar feijão, se vai encher os açude particular", explica Josué Viana, 67, e participante do encontro há 12 anos. Ele rebate o posicionamento de cientistas de que o inverno foi ruim. "O inverno não foi ruim de todo, não. Deu pra aproveitar alguma coisa", pontuou.

Em 2017 o evento dos profetas da chuva chega a sua 21ª edição. Nos últimos anos, não houve um consenso entre os profetas sobre os invernos que se seguiram. Muitos opinaram que o inverno seria bom, e acabaram tendo que aceitar em meio ao mato seco e a reservatórios em volume morto, que as previsões que fizeram não condiziam com a realidade. Ainda também é cedo para tentar dar a certeza de algo. Mas para alguns, já há o que se comemorar. "Vamos ter um inverno bom para o ano", é o que afirma Maria de Lourdes Lemos, 79. Ela garante ser a única mulher entre os profetas cearenses e diz que 2017, será um ano de terra molhada. Mas ela pondera: "Isso é apenas uma previsão, meu filho. Muita coisa pode mudar. Meu pai era um analfabeto, mas era muito sábio. Ele dizia que quando chegasse o tempo em que o homem quisesse saber mais do que Deus, ele mudava os tempos".

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) só divulga o prognóstico das chuvas do período de janeiro a maio no início de cada ano mas a chegada do La Niña tem contribuído para deixar agricultores e a população em geral ainda mais otimistas. O fenômeno é oposto ao El Niño: ao invés de provocar a seca pode contribuir para ocasionar chuvas. A Funceme chegou a dizer que ele poderia atuar em 2017. No entanto, atualmente, as chances são outras: o La Niña pode não ter o efeito que era esperado.

José Erasmo Barreira, 69, afirma pesquisar árvores, aves, e até formigas e abelhas. E suas primeiras observações também lhe obrigam a discordar das previsões do órgão. “Eu só começo a fazer o trabalho mesmo em dezembro, depois que eu junto tudo. Mas já vi que o cumaru deu bom este ano, e isso é um sinal de inverno bom. E outra, meu filho: o Aracati, aquele ventinho da boquinha da noite, ta vindo mais forte também. Pode apostar que isso é sinal de inverno forte”.


O encontro com os profetas no último domingo não é foi ainda o martelo batido sobre as condições das chuvas no inverno de 2017. “A reunião foi feita para ouvir esses profetas e saber como a gente pode fazer um encontro melhor no ano que vem”, explica o produtor Adriano Sousa. O campus de Quixadá Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai apoiar continuar apoiando e auxiliando o evento. Este ano o IFCE também vai auxiliar no processo de inscrição de um dos profetas para concorrer ao título de Mestre da Cultura, titulação cedida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Caso um dos profetas quixadaenses seja aprovado, será a primeira vez que um deles integrará o time de representantes de atividades e iniciativas da cultura cearense devidamente reconhecida.

Diário do Nordeste
____________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Homicídio à bala em Quixeré

A vítima foi morta com a moto em movimento Hoje, dia 09/11, por volta das 04h30min, na localidade de Barreiras em Quixeré, foi vítima de homicídio à bala a pessoa de José Damião Neto, 41 anos, agropecuarista, natural de Mossoró, filho de José Felipe de Sena e Lúcia de Jesus Oliveira. O mesmo foi alvejado à bala no momento em que trafegava em sua moto, uma Honda Fan 150, de cor vinho e placa OIL-7089/Quixeré.