Pular para o conteúdo principal

Eunício quer eleições separadas no Senado e na Câmara em escolha de novo presidentte


Se depender do presidente do Senado, Eunício Oliveira, caso Michel Temer caia, a escolha do novo mandatário do país será feita por eleições indiretas bicameral. Isso significa que existiriam duas escolhas, uma feita no Senado, pelos 81 senadores, e outra pela Câmara, por 513 deputados federais. Ao final, uma escolha em conjunto, em consenso, seria tomada.

Essa opção faz o Senado ter poder no processo, mesmo com menos integrantes no Congresso.

Em um sistema unicameral, a Câmara sairia fortalecida, já que possui a maioria dos parlamentares. Ela detém 86% do total, como analisou a Folha de S. Paulo neste sábado (27). De acordo com o jornal, “não está claro ainda o que ocorreria se o Senado rejeitasse, por exemplo, o resultado da Câmara“.

A Folha apurou que o assunto de eleição bicameral foi abordado discretamente na reunião de líderes do Senado na última terça-feira (23). Eunício respondeu a um dos presentes que eventuais eleições indiretas devem ser feitas separadamente nas duas Casas.

Entenda

Caso Temer caia, a Câmara dos Deputados defende eleição indireta unicameral, ou seja, os votos são computados tanto dos deputados quanto dos senadores, de forma única. Nessa situação, os deputados federais teriam vantagem para escolher o presidente, pois são 513 contra apenas 81 senadores.

Já o Senado, prefere votação bicameral (duas eleições distintas, uma feita pelos senadores e outra pelos deputados). Um consenso nesse sistema é mais trabalhoso, mas a Câmara Baixa e a Câmara Alta teriam, ambas, peso na escolha, não importando apenas a quantidade de integrantes.


Na votação unicameral, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sai fortalecido. Na bicameral, o Senado entra na disputa, e o nome de Tasso Jereissati ganha relevância.

Ceará News 7
_____________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________